sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O estilo do som do futuro

Caminhando  pelo salão do automóvel  os visitantes observam os lançamentos as novidade outras nem tão novidade mas de repente um som diferente ecoa no São Paulo Expo, trata-se do Peugeot Fractal. Um coupé urbano elétrico com um design especial do Peugeot i-Cockpit® que explora um sentido diferente, além do visual moderno e futurista o carro que apresenta uma engenharia acústica revolucionária,criando uma experiência auditiva marcante. O projeto desenvolvido pela  StelLab, a unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroen, e a Focal conceberam um inovador sistema de som 9.1.2 associado a um software, para proporcionar uma experiência de imersão total. Segunda a montadora essa tecnologia  digital simula o sistema auditivo humano. As fontes sonoras são criadas virtualmente e sua localização é projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor.

A fabricante explica  ainda que quando o sistema de navegação está em uso, a voz sintetizada parecer provir de um ponto distante situado à frente do carro. À medida que o veículo avança, esta fonte sonora aproxima-se do habitáculo e desloca-se para o lado para o qual o veículo precisa virar. Nos cruzamentos, ela se situa no interior do habitáculo, na proximidade imediata do condutor, para alertá-lo da iminência de uma mudança de direção.Graças à espacialização, o som ajusta-se à morfologia e à trajetória do veículo.

Fotos: Wilson Pereira Junior 
Para explorar todo o seu potencial, esta instalação ‘9.1.2’ é composta por um sistema 9.1 que integra, na frente, três alto-falantes médios/agudos, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer, e atrás, dois médios, dois tweeters e um woofer.Para dar mais charme ao projeto , o Fractal é o primeiro veículo no mundo a implantar, no encosto de cada banco, um sistema tátil de graves com dois canais. Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, o sistema tátil de graves propicia uma nova experiência sensorial, pois a difusão dos graves se dá por meio sólido e não pelo ar. Segundo explicação da montadora, as ondas sonoras passam pelo corpo do ouvinte para chegar ao seu ouvido interno. A pessoa sentada no banco tem uma percepção exclusiva e mais intensa dos graves, sem interferências indesejadas no ambiente ao redor. Um  sistema ideal para curtir o som do carro sem incomodar terceiros e ainda se adequar a nova lei. Com uma das novidade mais Revolucionarias a Peugeot roubou a cena do Salão do Automóvel.


Com Informações da Peugeot Disponivel:http://carros.peugeot.com.br/tecnologia-e-conectividade/carros-conceito/fractal

Nenhum comentário:

Postar um comentário